sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Concurso Estamparia JELB


A JELB está lanchando o Concurso Estamparia da JELB.

Sabe aquela ideia que você queria usar numa camiseta? Ou aquele desenho que você queria colocar numa capa de caderno? A JELB quer usar estas ideias engavetadas e as novas ideias que você tem.
Por isso, estamos fazendo, junto com a Editora Concórdia, um concurso de estampas criadas por você.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

A Rosa de Lutero




Selo de Lutero (também conhecido como Rosa de Lutero ou Brasão de Lutero) é o símbolo mais conhecido do Luteranismo. 

A Rosa de Lutero é uma representação do mundo e um testemunho e resumo gráfico da fé luterana. Seu significado representa um caminho ao coração de Deus: No centro do selo encontra-se a cruz negra, lembrando a prisão, julgamento, condenação e crucifixão de Jesus Cristo.

Esta cruz negra é envolvida pelo coração vermelho, que segunda a fé luterana lembra o amor de Deus por sua criação, sua misericórdia e seu envolvimento com a salvação da humanidade. O vermelho simboliza o sangue, paixão, um doar-se total ao objeto do amor. A cruz negra e o coração vermelho estão envoltos por uma rosa branca. A flor suscita aos crentes a lembrança do amor de Deus, que envolveria a humanidade em sua paz (por isto a cor branca).

A rosa branca, por sua vez, está rodeada por um campo azul, lembrando o céu, o Reino de Deus, reino para o qual Cristo apontou em sua vida e pregação. Os evangelhos lembram que, a partir de sua ressurreição, Deus criou novas todas as coisas. Assim, a paz do cristão é o envolvimento com o Reino de Deus, com o projeto de vida de Deus ao mundo. Este campo azul é delimitado pela aliança de ouro, lembrando ao crente que Deus fez uma aliança com a humanidade através da morte e ressurreição de seu filho Jesus, morte e ressurreição da qual todo o crente hoje participa através do batismo e da Santa Ceia, ação de graças, através dos quais os fiéis têm a promessa de que o próprio Jesus está entre eles.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

494 anos de Reforma protestante

No dia 31 de outubro comemora-se a Reforma Luterana. Nesta mesma data em 1517, o Dr. Martinho Lutero pregou às portas da Igreja da cidade de Wittenberg, na Alemanha, as 95 teses que marcam o início do movimento do qual nasceu a Igreja Luterana.

Mas não são as teses de Lutero o motivo pelo qual a Reforma é lembrada. Isto se deve porque o movimento da Reforma restabeleceu o conceito bíblico sobre as três colunas básicas do cristianismo, que são: As escrituras, a graça e a fé.

A respeito das escrituras – a Bíblia Sagrada – cremos ser ela a Palavra de Deus em que o próprio Deus nos diz quem ele é, quem somos nós, e tudo quanto ele nos oferece. Por isso reconhecemos a Bíblia como única e suficiente norma de fé e conduta cristã. O apóstolo Paulo fala da Bíblia como sendo “as sagradas letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus”. (2 Timóteo 3.15)

A respeito da graça de Deus, conforme o claro testemunho da Bíblia, cremos que Deus oferece, através de Cristo, o perdão dos pecados e a salvação eterna, sem exigir de nós qualquer pagamento, porquanto Cristo, mediante a sua vida santa e o seu sacrifício expiatório, pagou total e integralmente o preço da redenção de nossas almas. E tendo sido desta forma satisfeita a justiça de Deus. Deus oferece de graça, tanto o perdão total dos nossos pecados, como a salvação eterna a todos os que crêem. O apóstolo Paulo diz: “Todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.” (Romanos 3.23 e 24)

A respeito da fé, cremos ser ela a certeza de que tudo quanto a Bíblia diz sobre nós e sobre Deus é verdade. A fé, pois, aceita a graça de Deus, confia no perdão e espera a salvação. A fé é um dom de Deus. O apóstolo Paulo diz: “Justificados mediante a fé, tenhamos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus cristo. E gloriemo-nos na esperança da glória de Deus.” (Romanos 5.1 e 2)

A compreensão bíblica dessas três colunas do cristianismo é um dos grandes motivos porque os luteranos comemoram a Reforma. Escrituras, graça e fé são também o fundamento sobre o qual os filhos de Deus edificam suas vidas; são os parâmetros que nos orientam em meio a tantos desvios de conduta que presenciamos diariamente em nossa sociedade. Escrituras, graça de Deus e fé em Deus, são fontes da “esperança da glória de Deus”. Amém.

Pastor Paulo Kerte Jung

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Amor


A história de amor mais significativa que já foi vivida e relatada =]

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Congresso DIVARP

O Congresso Esportivo DIVARP foi remarcado para os dias 12 e 13 de Novembro de 2011.

O mesmo será realizado em Joaçaba.

Esperamos vocês ;D

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Congresso DIVALI 2011

O Congresso Espiritual DIVALI que foi remarcado para os dias 15 e 16 de Outubro de 2011.

O mesmo será realizado no colégio Mont' Alverne localizado no centro de Ituporanga.

O valor da inscrição continuará o mesmo R$25,00.

Contamos com vocês ;D

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A vida é como pedalar


Pedalar! Ao mesmo tempo em que faz bem para o corpo e a mente, mantendo-nos vivos, ativos e produtivos, também cansa, faz transpirar… A vida é assim, muitas vezes este “pedalar” diário nos leva à exaustão. Cansa-nos mesmo. Por vezes dá até vontade de parar e, algumas vezes, até o fazemos, para repor energias.
A diferença entre o “pedalar” com ou sem a figura do Cristo em nossas vidas é que, sem Cristo estamos pedalando uma ergométrica. Existencialmente não saímos do lugar. O esforço é feito, a energia é gasta e tanto alguns benefícios do exercício quanto o cansaço vêem.
Mas quando entregamos a Jesus os desejos e projetos dos nossos corações, tudo muda de figura. Sim, ainda temos que nos esforçar, temos sim que pedalar (e… continua nos cansando) mas a ergométrica é substituída por uma bicicleta de verdade… Assim, saímos do lugar existencial.
Horizontes dantes inimagináveis nos são descortinados. Novas perspectivas, novas matizes: chuva, sol, frio, calor, auroras e crepúsculos se alternam dando cor, sensações, surpresas, riscos e o prazer do pedalar. Livre! É muito mais divertido! Também é muito mais desafiador, posto se pararmos de pedalar, a bicicleta cai! Mas os novos horizontes, a compreensão de mistérios espirituais que o mundo não pode compreender sem o Espírito Santo, as oportunidades e descobertas, a indescritível sensação de enxergar coisas que ninguém do mundo está de fato vendo, são prazeres impagáveis… Não tem mesmo o que pague. Não tem aventura maior ou melhor!
Entregar a vida a Jesus de Nazaré é largar a falsa segurança medíocre da ergométrica. É largar o “osso” da pseudo-segurança baseada em nós mesmos e em nossos pobres mutáveis valores: Uma atitude covarde– perdoem-me por dizer!
Entregar a vida a Jesus é lançar-se louca, frenética e apaixonadamente para a maior aventura da vida, numa bicicleta que nos levará a lugares existenciais jamais imaginados. Descobertas da alma. Do próximo. Da existência e da essência perdida, tão desejada, mas nos lugares errados buscada.
Como sou completo nesta louca, alucinada, inexplicável e indescritível escolha de vida! Como sou livre! Como morro de dó de quem está preso na escolha medíocre da ergométrica – falsa segurança!
Já que é para pedalar, que seja de bicicleta! 

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Estou aqui, ó Deus, para fazer a tua vontade


"Por estarem unidos com Cristo, vocês são fortes, o amor dele os anima, e vocês participam do Espírito de Deus. E também são bondosos e misericordiosos uns com os outros. Então peço que me dêem a grande satisfação de viverem em harmonia, tendo um mesmo amor e sendo unidos de alma e mente. Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos. Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros. Sejam filhos de Deus, vivendo sem nenhuma culpa no meio de pessoas más, que não querem saber de Deus. No meio delas vocês devem brilhar como as estrelas no céu, entregando a elas a mensagem da vida. Se agirem assim, eu terei motivo de sentir orgulho de vocês no Dia de Cristo, pois isso mostrará que todo o meu esforço e todo o meu trabalho não foram inúteis."

Filipenses 2.1-4, 15-16

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Congresso DIVALI - Cancelado

Olá.Acabamos de receber uma ligação da Micheli da diretoria do DIVALI-Jovem informando o cancelamento do Congresso Distrital DIVALI que seria realizado nos dias 10 e 11 de Setembro de 2011 em razão das chuvas.Uma próxima data está sendo estudada e em breve será anunciada.

Vamos orar pelas pessoas que estão sendo vítimas das fortes chuvas.

Forte abraços em Cristo!



quarta-feira, 7 de setembro de 2011

ECL- Encontro Catarinense de Lideranças ;D

Olá jovens de nosso estado,

Aconteceu!!! 

Nos dias 27 e 28 de agosto aconteceu o esperado Encontro Catarinense de Lideranças, ECL em Joaçaba.

Jovens de várias partes do estado estiveram presentes pra celebrar este momento ímpar de comunhão, estudo, descontração; e, juntos, compartilharmos ideias e vivências, buscando melhor servir a Deus. 

E, falando em celebrar, que tal assistir às homenagens que o pessoal preparou pra juventude JelPAZ de Cunha Porã, que completou recentemente 60 anos de força e união?! 


Assim é a JELC, KOINONIA por Santa Catarina  

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

60º ANIVERSÁRIO DA JELPAZ DE CUNHA PORÃ – SC


60º ANIVERSÁRIO DA JELPAZ DE CUNHA PORÃ – SC

Há 60 anos atrás, mais precisamente, no dia 26 de Agosto de 1951, o departamento de jovens luteranos de Cunha Porã, com a benção de Deus, iniciou seus trabalhos na comunidade. Não são 6, mas 60 anos de muito trabalho, muita garra, muita fé e determinação, buscando sempre levar Cristo para todos. E ao longo destes abençoados anos, foi construída uma Juventude Luterana forte em Santa União, que com grande alegria, vem convidar a vossa União Juvenil para comemorar, conosco, o abençoado aniversário de 60 anos.

A festa de aniversário da JELPaz ocorrerá nos dias 3 e 4 de Setembro de 2011, nas dependências da Comunidade Centro de Cunha Porã. 

Serão dois dias de muito louvor a Deus, muita alegria, novas amizades, comunhão e confraternização.

A presença de vossa União Juvenil é o nosso presente! A alegria e boa disposição de todos, deixará esta festa ainda mais especial.

Um grande abraço,

Diretoria JELPaz.

“Não diga que é muito jovem, mas vá e fale com as pessoas a quem eu o enviar e diga tudo o que eu mandar.”
(Jeremias 1.7)

domingo, 14 de agosto de 2011

Pré-lançamento 10 congresso da JELC


Já tem compromisso para os dias 27 e 28 de agosto?? Que tal participar do ECL - Encontro Catarinense de Lideranças?? ... 
e nos dias 28, 29, 30 de abril e 1º de maio de 2012?? Que tal participar do 10º Congresso da Juventude Evangélica Luterana Catarinense?? =D 
Em Breve, mais informações!

Lembrei você

Hoje pensei em você. Não, não pense que nunca penso em você. Você foi e sempre será lembrado por mim. Pois você, dos seres humanos que já conheci, sempre foi muito especial. Especial não só pra mim, mas para todos aqueles que te conheceram e com você conviveram...
Você tinha o sorriso calmo, que acalma o coração aflito dos que sofrem...
Você trazia nas mãos calejadas o afago terno, que adormecia a alma daqueles que choram um amor perdido, uma viajem cancelada, uma vida mal vivida ou até mesmo um sonho interrompido...
Sua voz era doce, mesmo com palavras que poderiam ser rudes, e essas eram as únicas que te ensinou a vida. E como era doce seu cantar...
Quando você cantava, parece que o mundo parava. A vida parava... a natureza se inclinava para você...
Nos seus olhos podia se ver o brilho da estrela da manhã. E ao mesmo tempo uma ternura inocente, como é inocente o sorriso do bebe recém nascido, que dorme e sonha com os anjos...
Você luzia a luz de Deus criador. Você seguia o caminho dos bons...
Na terra semeou a semente dos justos, dos honestos, dos pacificadores.
Sua estrada não era a mais linda, a mais florida... Mas você tirava os espinhos e plantava rosas.
Rolava as pedras e deitava areia macia, firme e boa de se pisar...
Você construía pontes sobre os grandes rios do desentendimento.
Você era herói, quando o grande artista, mesmo, era o vilão...
Você construía barcos de paz, quando o grande mar revolto anunciava a guerra.
Você cultivava compreensão quando a enxurrada só lhe trazia o desamor, a desunião, a revolta e o desanimo...
Você curava as feridas com óleo de ternura... e trazia em sua bolsa sempre a esperança. E dava a esperança com amor e abundância a todo que cruzava seu caminho, com dores, com lágrimas ou com feridas abertas de desafeto.
Você sabia o que sabem os sábios. E vivia uma vida longe do que é medíocre.
Você viveu no passado o que no presente se espera do futuro.
Era alguém com alma nobre, espírito iluminado e cheio de paz.
Sabia sorrir e até gargalhar com os que festejavam um novo alvorecer...
Mas chorava o choro dos aflitos. E se enternecia com os que sofriam.
Você ensinou os primeiros passos que eu pude andar... as primeiras letras que eu pude ler... o primeiro canto que eu pude cantar...
Você segurou minha mão quando tive medo. Você me levantou quando num tropeço da vida eu caí...
Você me enxugou as lágrimas quando num desesperado soluço, me derramei diante do mundo, que me engolia sem nem mesmo me dar a chance de me defender. 
Mas você me compreendeu...
me consolou... me animou a seguir em frente, a acreditar nas pessoas, a crer em Deus.
Um dia sua estada aqui na terra chegou no limite. Você foi chamado a viver onde vivem os “bons”, “os corajosos”, os que creem.
E você se foi... assim tranquilo, como se vão os que sabem seu destino. E sabem ainda mais: sabem que cumpriram sua meta aqui...
Eu fiquei. Talvez ainda vá ficar aqui por algum tempo...
E nesse tempo que ainda tenho para ficar aqui, quero semear como você a paz, a união, o amor.
Quero dizer ao povo que vale a pena viver. Que vale a pena confiar em Deus e que vale a pena sorrir...
Por isso hoje lembrei de você pai, e, de tudo que me ensinou.


Edela Rieger




Neste dia dos PAIS, JELC homenageia todos aqueles que disseram com um coração cheio de "Estou aqui, ó DEUS, para fazer a tua vontade" e, desta forma cumpriram uma das missões mais lindas do mundo: ser pai.


Feliz dia dos pais

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Olá jelquianos,


Nos meses de Junho ou Julho, aconteceu alguma Festa típica da época na tua UJ?
Quer compartilhar com os demais de SC?
Então mande fotos com o nome da Juventude, cidade e a data para jelc@jelc.com.br
Estaremos selecionando algumas para colocar no álbum do perfil e também na próxima edição do jornal da JELC.

Koinonia por Santa Catarina ;D

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Por que o agora é importante?

    
O passado se foi há muito tempo. O amanhã é um sonho, e o agora é o único momento que você tem para desfrutar. Você deseja que a sua vida se estenda, longe, na esperança de que o que está para vir vai fazer você feliz? Quando eu tirar minha carteira de motorista. Quando eu me formar. Quando eu entrar na faculdade. Quando eu me casar. A lista de desejos poderia continuar sem fim. Um dia, você será velho e vai se dar de conta que deixou muita coisa para trás. Cada momento da sua vida é um presente que Deus deu a você. Como você está vivendo este presente? Você vive na esperança de que alguém apareça em sua vida e dê significado a ela? Você está querendo que as lágrimas acabem para que você possa viver sua vida em paz? Você simplesmente deseja que tudo se acabe? Se é assim, peça ao Senhor que restaure a sua alegria, que dê a você olhos que vejam os propósitos dele e que ele ajude você a fazer o melhor que puder destes dias que só acontecem uma vez na vida. 

segunda-feira, 11 de julho de 2011

A cura

"Novamente, terás compaixão de nós; acabarás 
com as nossas maldades e jogarás os nossos
pecados no fundo do mar." Miquéias 7.19


O pecado pode perseguir você por anos. Inesperadamente, você pode ter uma recaída e lembrar de alguma coisa que você fez há muito tempo, e, então, se encolher diante disso. Você talvez se pergunte se Deus faz o mesmo. Será que Ele tem uma fita de vídeo dos seus pecados - os antigos e os novos lançamentos? Nas horas vagas, Ele pega a sua fita e assiste de novo? A passagem bíblica de Miquéias nos diz que Deus acabará com as nossas maldades e jogará os nossos pecados no fundo do mar. Sem vídeos. As fitas são apagadas de propósito. Ele pisa nelas, as deixa em pedacinhos e as arremessa para o mar. Ele não pode passar o seu filme de novo porque Ele não tem mais o filme. Ele fez o que somente Ele pode fazer - apagar o seu pecado para sempre. Isso é fantástico. É graça total. Para Deus, perdoar significa esquecer. Certa vez, alguém disse que Deus joga os nossos pecados no mar e coloca uma placa de "Proibido pescar." Ninguém tem a permissão de ir lá e trazê-los para fora. Pare de rever as suas fitas de pecados. Não os traga de volta para você mesmo ou para Deus. Aceite o perdão dele e não olhe para trás.

"Mas eu -eu mesmo- sou o seu Deus
e por isso perdôo os seus pecados
e os esqueço." Isaías 43.25

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Exemplo de Superação

Pra quem curte uma boa música, gosta de guitarra, ou pra quem as vezes se sente limitado,vejam esse vídeo e tirem sua próprias conclusões.


Segue a letra da múscia pra quem quizer acompanhar:

Meus Próprios Meios - Oficina G3

Quantas vezes os meus próprios meios
Me levaram a lugar nenhum
Cada passo dado era um erro
Que me afastava do objetivo
Buscar as coisas certas da maneira errada
É o mesmo que nadar contra a maré
Lutando pela nossa próprias forças
Já entramos na batalha derrotados

Mas é tempo de abrir os olhos
Pois não temos pra onde correr
E entender que sem o pai não somos nada
É o primeiro passo rumo à vitória

Eu ando pela força do Senhor
Eu vivo pelas suas promessas
A cada dia mato um leão
A unção de Deus está em mim

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Qual o caminho?




"Jesus respondeu: -Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim." João 14.6

domingo, 26 de junho de 2011

Você não está sozinho

“A tristeza que estou sentindo é tão grande, que é capaz de me matar.” Você já sentiu algo assim? Quem sabe seja interessante saber que o próprio Jesus Cristo, estando prestes a ser condenado injustamente, proferiu estas palavras. E diante de tal sentimento, ele divide as suas angústias com o próprio Deus. Jesus Cristo orou pedindo a orientação e a força que Deus nos concede, pois assim, teria condições de passar pelo sofrimento na certeza da companhia e ajuda de Deus. Ore você também, peça a ajuda e a orientação de Deus, pois ele lhe mostrará que o melhor caminho será confiar que a vontade de Deus é a nossa melhor saída.



Oremos: Querido Deus, ajuda-me a enfrentar as dificuldades do meu dia a dia. Fortalece a minha fé em ti e leva-me a confiar e a seguir os teus conselhos. Por amor de Jesus Cristo, meu Salvador. Amém.


Fonte: Mensagens de esperança

sábado, 11 de junho de 2011

Evite o ódio e a raiva!

Você sente ou já sentiu ódio ou raiva de alguém? É um sentimento horrível. Ele coroe por dentro, e inclusive, segundo alguns especialistas, faz até mal para a saúde. Mas, o que fazer quando este sentimento surge dentro de nós? É preciso trabalhar este sentimento. Jesus é duro com quem tem raiva do seu próximo. Ele afirma: “Mas eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva do seu irmão será julgado... E quem chamar o seu irmão de idiota estará em perigo de ir para o fogo do inferno.” (Mateus 5. 22) Não corra este perigo. Converse com Deus em oração, e, se possível, dê o primeiro passo para a reconciliação. Isto fará um grande bem a você. Não é fácil, mas experimente, pois assim você estará seguindo o exemplo de Deus. Ele estava zangado com o seu povo, mas decidiu não castigar, e então enviou Jesus. Ele veio ao nosso encontro, e mesmo sendo inocente, deu a sua vida por nós. Deus não ficou na dele, pensando “eles é que estão errados”. Ele, por amor, veio ao nosso encontro. Ainda bem, pois só assim somos salvos.



Oremos: Obrigado, Senhor, por vires ao meu encontro e me perdoares. Dá-me forças para superar a raiva e viver com o coração livre deste sentimento horrível e que corrói por dentro. Em nome de Jesus. Amém. 

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Nosso Bondoso Deus é Misericordioso e Cuida de Nós


Para todas as coisas negativas que às vezes imaginamos ou fazemos, nosso gracioso Deus tem uma resposta positiva. “Os seus pensamentos não são os nossos pensamentos...”.
Você diz : “É impossível!”
Deus diz : “Para mim nada é impossível” (Mt 19.26; Mc 10.27; Lc 1.37; Lc 18.27).

Você diz : “Estou muito cansado”
Deus diz : “Eu lhe darei descanso” (Mt 11.28-30).

Você diz : “Ninguém mais gosta de mim”
Deus diz : “”Eu tenho demonstrado todo o meu amor por você” (Jô 3.16; 13.34; 15.9,13).

Você diz : “Já não aguento mais!”
Deus diz : “A minha graça basta a você, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Co 12.9; Sl 91.15).

Você diz : “Não consigo entender essas coisas!”
Deus diz : “Eu lhe mostrarei o caminho certo” (Pv 3.5-6).

Você diz : “Não vou conseguir fazer isto ou aquilo”.
Deus diz : “”Em mim, você pode fazer todas as coisas” (Fp 4,13).

Você diz : “Não sou capaz!”
Deus diz : “Eu sou capaz” (2 Co 9.8).

Você diz : “Não vale a pena!”
Deus diz : “Todas as coisas cooperam para o bem dos que me amam” (Rm 8.28).

Você diz : “Não posso perdoar a mim mesmo!”
Deus diz : “Eu lhe perdôo” (1Jo 1.9; Rm 8.1).

Você diz : “Não posso sair dessa!”
Deus diz : “Eu suprirei todas as suas necessidades” (Fp 4.19).

Você diz : “Estou com medo!”
Deus diz : “Não tenha medo, porque eu lhe salvei; chamei-lhe pelo seu nome, você me pertence” (Is 43.1ss).

Você diz : “Estou sempre ancioso(a) e frustudo(a) !”
Deus diz : “Lance sobre mim as suas ansiedades, porque eu cuido” (1Pe 5.7).

Você diz : “Não tenho fé suficiente para isto!”
Deus diz : “Eu tenho dado boa medida de fé para cada um” (Rm 12.3; Is 42.3; Mt 12.20).

Você diz : “Não sou inteligente o suficiente”
Deus diz : “Eu lhe dou sabedoria; peça-a” (1 Co 1.30; Tg 1.5).

Você diz : “Não me sinto seguro”.
Deus diz : “Comigo você está seguro” (Sl 91).

Você diz : “Sinto-me solitário!”
Deus diz : “Nunca lhe deixarei, nem lhe desampararei” (Hb 13.5).

Você diz : “Estou cansado!”
Deus diz : “Venha a mim, você que está cansado(a) e eu lhe darei descanso” (Mt 11.28,29).

Autor: Rev. Leonardo Neitzel

terça-feira, 31 de maio de 2011

Palavra da IELB pelos 86 anos da JELB


Hoje começamos o dia cantando:
“Juventude Luterana, forte em santa união, segue a Jesus Cristo, o Mestre, nosso fiel pendão! Juventude, em toda parte, desde a serra ao mar, ora e trabalha pela igreja e o lar.”
Quando hoje a JELB completa seus 86 anos, nós da Diretoria Nacional, queremos parabenizá-la, num reconhecimento do seu valor, da sua importância e do belo trabalho que realizou e realiza para o bem e progresso da Igreja Evangélica Luterana do Brasil.
Ao longo desses 86 anos quantas bênçãos, estudos bíblicos, confraternização, congressos, testemunho, amizade, quantos namoros, noivados e casamentos, momentos marcantes de fortalecimento na fé e no amor cristão. Quantas belas e saudosas recordações guardo desse tempo, da alegria, da ansiedade pelo próximo congresso, retiro, encontros espirituais, esportivos e culturais. Poderia passar o dia recordando e relembrando esse tempo maravilhoso e certamente, assim como eu, todos aqueles que passaram pela JELB, com suas recordações e motivos de louvor e gratidão.
Obrigado, Senhor, pelo tempo que tive o privilégio de viver intensamente nos encontros da querida JELB, local, distrital ou nacional. Continua abençoando esse trabalho maravilhoso. Que nossos jovens luteranos não deixem de aproveitar esse tempo com outros jovens num ambiente sadio, cristão e digno. Que sigam convidando amigos, colegas, pessoas de fora da igreja para participar e sentir como é bom e agradável viverem unidos os irmãos, divertindo-se como jovens cristãos, testemunhando e brilhando sempre sua fé, seu amor e sua fidelidade ao Salvador Jesus.
Deus abençoe nossa querida JELB!
E continuamos cantando:
“Deus o Pai e Deus o Filho, Deus Consolador, permanece ao nosso lado, com o teu favor, abençoa a fé e as obras, faze o reino vir; e em tua igreja vamos te servir.”




Em nome da Diretoria Nacional da IELB,
Rev. Egon Kopereck - presidente

Parabéns JELB!!!!


Tudo começou num vilarejo chamado Hartzpikade (Picada Hartz), na época pertencente ao município de Sapiranga-RS. Hoje, emancipado, Nova Hartz ainda guarda a memória de ser o local onde surgiu uma das mais antigas organizações juvenis religiosas do país: a Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB). A palavra-chave desse tempo era união: formação e união das primeiras comunidades em torno de um Sínodo, o surgimento das primeiras uniões juvenis e, enfim, o sonho de união de todos os grupos de jovens em uma liga.
Nesse tempo, só existia uma união juvenil no Rio Grande do Sul, e a dificuldade de transporte e comunicação isolava ainda mais uma juventude da outra. Com a fundação de uma Liga Juvenil Luterana no Brasil – nos moldes da liga juvenil norte-americana – esta situação poderia ser revertida através do intercâmbio, congressos e torneios esportivos. Eis um trecho da Primeira Ata Oficial da JELB em 31 de maio de 1925: “quão grande importância tal liga é para todos nós. Porque, o que por vezes não pode ser realizado por uma união juvenil, para uma Liga seria facilmente realizável.” (sic)
A primeira diretoria eleita, a Waltherliga Brasiliens (Waltherliga Brasil), era composta por: presidente – Rev. Karl August Rupp; vice-presidente – Rev. Edmundo Neumann; secretário – Hans Maack e tesoureira – Srta. Leonora Klein. Restava apenas um detalhe: como se chamaria a liga? Sobre o nome escolhido, a ata explica: “Segundo resolução, foi dado à nova união [das ligas] o nome de ‘Waltherliga’. Isto ocorreu, primeiro, para preservar uma lembrança duradoura do nosso querido Dr. Walther, o qual por graça divina, novamente anunciou ‘Palavra e doutrina de Lutero’, clara e puramente e as colocou sobre um pedestal luzente, tornando-se assim o fundador de nosso querido Sínodo de Missouri; em segundo lugar, para com isso declarar que estamos unidos em espírito com a grande Waltherliga na América do Norte, à qual milhares de jovens pertencem e que já muita bênção proporcionou e ainda proporciona.”¹
Hoje, percebemos que o caminho não estava traçado, e a estrada, não a encontramos pronta. Os primeiros passos foram inseguros e difíceis. Mesmo assim, as uniões juvenis foram surgindo nas comunidades do Sínodo Luterano em meados do século XX. Aos poucos, cada um foi se encontrando e construindo um mesmo caminho, que se tornou distinto, inconfundível e único: a Waltherliga.
No tempo da Segunda Guerra Mundial, por questões nacionalistas do Estado Novo, a nossa organização passou a denominar-se Liga Walther. No ano de 1945, a Liga Walther foi extinta, e o trabalho juvenil na IELB ficou ao cargo de uma Comissão Pró-Juventude. Em 1950, a Comissão Geral foi reorganizada em JLB – Juventude Luterana do Brasil. Mais tarde, a organização juvenil passou a se chamar JELB.
Da Waltherliga à JELB, nossa entidade recebeu diferentes nomes, mas com o mesmo sentido: levar o amor de Cristo para todos, especialmente para os jovens.
A JELB do novo milênio traz as marcas dessa caminhada e o mesmo espírito de união de suas origens. Dentro deste contexto, o Conselho Geral procura contribuir com ações e palavras, visando a integrar os jovens luteranos em todo o Brasil.
¹MAAK, Hans. “Protokolle de Walther-Liga Von Süd-Amerika, Soli Deo Gloria”. Ata de fundação da Waltherliga em Picada Hartz.
Texto retirado da introdução (páginas 13 e 14) do livro: Em busca de um sonho – a história da Juventude Evangélica Luterana do Brasil (1925 – 2002) / Organizado por Luís Antônio Pinto Cruz. – Porto Alegre: Concórdia, 2003 – 128p.
Parabéns, JELB, aos 86 anos... e que venham mais outros tantos anos em koinonia.