terça-feira, 31 de maio de 2011

Palavra da IELB pelos 86 anos da JELB


Hoje começamos o dia cantando:
“Juventude Luterana, forte em santa união, segue a Jesus Cristo, o Mestre, nosso fiel pendão! Juventude, em toda parte, desde a serra ao mar, ora e trabalha pela igreja e o lar.”
Quando hoje a JELB completa seus 86 anos, nós da Diretoria Nacional, queremos parabenizá-la, num reconhecimento do seu valor, da sua importância e do belo trabalho que realizou e realiza para o bem e progresso da Igreja Evangélica Luterana do Brasil.
Ao longo desses 86 anos quantas bênçãos, estudos bíblicos, confraternização, congressos, testemunho, amizade, quantos namoros, noivados e casamentos, momentos marcantes de fortalecimento na fé e no amor cristão. Quantas belas e saudosas recordações guardo desse tempo, da alegria, da ansiedade pelo próximo congresso, retiro, encontros espirituais, esportivos e culturais. Poderia passar o dia recordando e relembrando esse tempo maravilhoso e certamente, assim como eu, todos aqueles que passaram pela JELB, com suas recordações e motivos de louvor e gratidão.
Obrigado, Senhor, pelo tempo que tive o privilégio de viver intensamente nos encontros da querida JELB, local, distrital ou nacional. Continua abençoando esse trabalho maravilhoso. Que nossos jovens luteranos não deixem de aproveitar esse tempo com outros jovens num ambiente sadio, cristão e digno. Que sigam convidando amigos, colegas, pessoas de fora da igreja para participar e sentir como é bom e agradável viverem unidos os irmãos, divertindo-se como jovens cristãos, testemunhando e brilhando sempre sua fé, seu amor e sua fidelidade ao Salvador Jesus.
Deus abençoe nossa querida JELB!
E continuamos cantando:
“Deus o Pai e Deus o Filho, Deus Consolador, permanece ao nosso lado, com o teu favor, abençoa a fé e as obras, faze o reino vir; e em tua igreja vamos te servir.”




Em nome da Diretoria Nacional da IELB,
Rev. Egon Kopereck - presidente

Parabéns JELB!!!!


Tudo começou num vilarejo chamado Hartzpikade (Picada Hartz), na época pertencente ao município de Sapiranga-RS. Hoje, emancipado, Nova Hartz ainda guarda a memória de ser o local onde surgiu uma das mais antigas organizações juvenis religiosas do país: a Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB). A palavra-chave desse tempo era união: formação e união das primeiras comunidades em torno de um Sínodo, o surgimento das primeiras uniões juvenis e, enfim, o sonho de união de todos os grupos de jovens em uma liga.
Nesse tempo, só existia uma união juvenil no Rio Grande do Sul, e a dificuldade de transporte e comunicação isolava ainda mais uma juventude da outra. Com a fundação de uma Liga Juvenil Luterana no Brasil – nos moldes da liga juvenil norte-americana – esta situação poderia ser revertida através do intercâmbio, congressos e torneios esportivos. Eis um trecho da Primeira Ata Oficial da JELB em 31 de maio de 1925: “quão grande importância tal liga é para todos nós. Porque, o que por vezes não pode ser realizado por uma união juvenil, para uma Liga seria facilmente realizável.” (sic)
A primeira diretoria eleita, a Waltherliga Brasiliens (Waltherliga Brasil), era composta por: presidente – Rev. Karl August Rupp; vice-presidente – Rev. Edmundo Neumann; secretário – Hans Maack e tesoureira – Srta. Leonora Klein. Restava apenas um detalhe: como se chamaria a liga? Sobre o nome escolhido, a ata explica: “Segundo resolução, foi dado à nova união [das ligas] o nome de ‘Waltherliga’. Isto ocorreu, primeiro, para preservar uma lembrança duradoura do nosso querido Dr. Walther, o qual por graça divina, novamente anunciou ‘Palavra e doutrina de Lutero’, clara e puramente e as colocou sobre um pedestal luzente, tornando-se assim o fundador de nosso querido Sínodo de Missouri; em segundo lugar, para com isso declarar que estamos unidos em espírito com a grande Waltherliga na América do Norte, à qual milhares de jovens pertencem e que já muita bênção proporcionou e ainda proporciona.”¹
Hoje, percebemos que o caminho não estava traçado, e a estrada, não a encontramos pronta. Os primeiros passos foram inseguros e difíceis. Mesmo assim, as uniões juvenis foram surgindo nas comunidades do Sínodo Luterano em meados do século XX. Aos poucos, cada um foi se encontrando e construindo um mesmo caminho, que se tornou distinto, inconfundível e único: a Waltherliga.
No tempo da Segunda Guerra Mundial, por questões nacionalistas do Estado Novo, a nossa organização passou a denominar-se Liga Walther. No ano de 1945, a Liga Walther foi extinta, e o trabalho juvenil na IELB ficou ao cargo de uma Comissão Pró-Juventude. Em 1950, a Comissão Geral foi reorganizada em JLB – Juventude Luterana do Brasil. Mais tarde, a organização juvenil passou a se chamar JELB.
Da Waltherliga à JELB, nossa entidade recebeu diferentes nomes, mas com o mesmo sentido: levar o amor de Cristo para todos, especialmente para os jovens.
A JELB do novo milênio traz as marcas dessa caminhada e o mesmo espírito de união de suas origens. Dentro deste contexto, o Conselho Geral procura contribuir com ações e palavras, visando a integrar os jovens luteranos em todo o Brasil.
¹MAAK, Hans. “Protokolle de Walther-Liga Von Süd-Amerika, Soli Deo Gloria”. Ata de fundação da Waltherliga em Picada Hartz.
Texto retirado da introdução (páginas 13 e 14) do livro: Em busca de um sonho – a história da Juventude Evangélica Luterana do Brasil (1925 – 2002) / Organizado por Luís Antônio Pinto Cruz. – Porto Alegre: Concórdia, 2003 – 128p.
Parabéns, JELB, aos 86 anos... e que venham mais outros tantos anos em koinonia.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Materiais do culto da JELB

Queridos "catarinas",


a JELB já disponibilizou no site os materiais para o culto festivo de seus 86 anos. Acessem http://www.jelb.org.br/2011/05/21/materiais-do-culto-da-jelb/, divulguem e abracem a ideia de fazer um culto jovem em homenagem a nossa Juventude Evangélica Luterana do Brasil.  ;D
Fica também a dica de incluir na oração geral o aniversário da JELC,que "nasceu" dia 14 de maio de 1994, no 1o. Congresso Estadual. Orem pelo nosso trabalho e pelo trabalho que vem sendo realizado em cada União Juvenil e em cada distrito. \o/


KOINONIA = COMUNHÃO 

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Bem-aventurado o cristão!


Quem é você cristão
Diferente e igual a todos
Age como todo mundo
Erra como todo mundo
Mas é diferente.
Quem é você cristão?
Muitas vezes contraditório
Defendes com veemência o que é certo
Mas contradizes as suas palavras com as suas ações!
Quem é você cristão?
Que se ajoelha e ora
Chora por suas fraquezas
E se arrepende por seus pecados
Quem é você cristão?
Que se levanta com o rosto enxugado
Como se lágrimas nunca tivessem percorrido sua face
Nenhum sinal, nenhuma marca
Quem é você cristão?
Que fez Deus criar o mundo para você
Que te deu os mares, os céus e as terras
E tudo o que neles existe.
Quem é você cristão?
Por quem Deus deixou os Céus
Entrou no mundo como um ser semelhante a ti
E que derramou seu sangue por sua causa
Quem é você cristão?
Que tem o infinito habitando em si
Deus Todo-poderoso mora no seu coração
E te guia por todos os caminhos
Quem é você cristão?
A quem é concedida a eternidade
De alegria inimaginável
Estando com o todo poderoso em toda a sua glória
Quem é você cristão?
Bem-aventurado o Deus que te fez
Bem-aventurado o Deus que te salvou
Bem-aventurado o Deus que te dá a Eternidade!!!

Jerri Cristiano Tomm

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Moisés...

                                          Você encontra a história da travessia do Mar Vermelho em Êxodo 14

 "Não tenham medo. Fiquem firmes e vocês verão que o Senhor vai salvá-los hoje." Êx 14.13       Amém!!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Um chamado pastoral

Para refletir...


Uma igreja americana procurava um bom ministro. O comitê de Relações Pastorais, no entanto, rejeitou um a um todos os candidatos. Até que um fiel pediu a licença para ler a seguinte carta:


“Tomando conhecimento de que o seu púlpito está vago, gostaria de me candidatar a essa posição. Tenho muitas qualificações, tenho sido um pregador de muito sucesso e também tenho tido êxito como escritor. Há quem afirme que sou um bom organizador.

Tenho sido líder em muitos lugares onde estive. Tenho mais de 50 anos. Nunca preguei num lugar por mais de três anos seguidos. Em algumas cidades, deixei de pregar após meu trabalho ter provocado levantes e distúrbios. Tenho de admitir que já estive na cadeia três ou quatro vezes, mas não foram devido a malfeitos reais. Minha saúde não é tão boa, embora eu ainda consiga realizar algumas coisas.

Tenho sempre pregado em igrejas pequenas, embora localizadas em cidades grandes. Não tenho me dado com líderes religiosos das cidades onde preguei. Na realidade, alguns me ameaçaram e até me agrediram fisicamente.

Não sou muito bom para organizar registros, esquece-me o número de pessoas que já batizei. Todavia, se quiserem me aceitar, farei todo o possível por vocês.”



O bom povo da igreja recusou o candidato. Chamar um ex-preso, sem saúde, criador de atritos, sujeito a esquecimentos... Quem teve o desplante de escrever e assinar a tal carta?

O fiel que leu a carta respondeu: - Está assinada: “O apóstolo Paulo”.



Fonte: http://www.teofilos.net/artigos.asp?id=73

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Programa CPT




Olá jovens catarinenses,
vocês já conhecem o CPT? Não??!! Ele é um programa semanal realizado pela IELB, disponibilizado no Youtube, que serve para divulgar notícias, entrevistas, reportagens, mensagens e música. 





Olha só o vídeo de divulgação:



Ficou com vontade de conhecer? Então não perca tempo: http://youtube.com/programacpt
http://twitter.com/programacpt
facebook.com/programacristoparatodos
programacristoparatodos@gmail.com

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Reunião da Diretoria

No domingo, dia 08 de maio, a diretoria da JELC esteve reunida para programar e organizar o Encontro Catarinense de Lideranças e o 10° Congresso da JELC. Em breve vocês terão mais notícias sobre esses 2 eventos.